quarta-feira, 2 de março de 2011

Carnaval chegando. Aahh não!

   http://www.youtube.com/watch?v=pkHz2z_db80&feature=related
   (Em tempo - uma das poucas lindas manifestações do espírito de carnaval em letra, música e alegorias)

   Pra muitas pessoas, os dias que antecedem o carnaval são de grande ansiedade e expectativa. Quando chega o dia, umas viajam, outras compram um verdadeiro arsenal de bebidas, algumas fazem as duas coisas e todas essas encarnam o espírito da folia e diversão, predominantes nessa época do ano.
   Quero dizer aqui sem meias palavras que ODEIO carnaval e isso não faz de mim um nazista, depressivo ou puramente babaca. Preferia estar contando as horas pra fazer desfilar no Parthenon, ou no bloco do Parque Guell, sendo um dos jurados do Louvre ou talvez num baile dos máscaras de Alhambra, mas dessa vez  não vai dar. Que merda! (o blog é meu, o texto é meu, as vontades são minhas e se você não gostar, só o problema será seu.)
   Como de praxe, nas linhas abaixo explicarei o que me faz detestar a data. E desejo que o leitor compreenda meus motivos.
   Em primeiro lugar, a maioria das pessoas confunde diversão com "pode-tudo". Divertir-se é bom, mas nem todo mundo sabe fazê-lo da forma correta. Muitos bebem mais do que devem e a cada urinada (na porta dos outros, lógico) eliminam o que lhes resta em caráter de respeito a si e ao próximo. Muitos vestem a fantasia de pseudo-valente/inconveniente e saem pelas ruas cantando o enredo do Ensaio sobre a Cegueira*, o trânsito fica uma merda(e ainda pior pra quem sofreu um acidente provocado por excesso de bebida alheia), as ruas ficam imundas e pra mim isso é quase sempre palco da degradação humana.
    O desfile das escolas de samba é outra coisa que não me apetece nem um pouco(tirando as totosas acéfalas/desnudas e a comissão de frente da Unidos da Tijuca, aquilo é uma bosta). Tem até sua beleza em alegorias e fantasias, mas aturar aquele baticum a noite inteira, e ouvir a mesma música/letra pelo menos umas 100 vezes em 30 minutos é um soco no estômago de qualquer pessoa que tenha o mínimo de percepção musical. (Amo a Velha Guarda da Portela, Chico Buarque, Cartola, Noel, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Paulinho Mocidade e todos esses artistas que fizeram carnaval sem abrir mão da atitude elegante, aquilo sim era bom. Uma das maiores saudades é a do tempo que não vivemos, infelizmente )
    Acredito veementemente que não exista um período exato e obrigatório pra manifestar nossa alegria. Não sou obrigado a pular no carnaval, assim como não sinto necessidade de sair somente pelo fato de ser fim de semana. Involuntariamente, sinto vontade de desobedecer a mesmice em quase tudo o que faço, detesto "alienação em série" (obrigado, Kah! :****), não consigo fazer nada diferente daquilo que apetece minha alma e nunca consegui ter empatia com tudo aquilo que realmente não foi feito pra mim. ("genioso" mode on, mas com motivos)
     Foliões, me perdoem ou me agradeçam por não acompanhar-lhes em sua alegria com data marcada. Definitivamente, não seria boa companhia.
     Desejo um excelente feriado a todos, paz nas ruas, estradas e onde chegue carnaval. Bem como desejo que os canais hbo, telecine e cinemax caprichem nos filmes realmente interessantes.(leia-se tudo o que for do gênero drama, principalmente europeu, iberoamericano e até israelense) Não torceria o nariz ao assistir algo sobre Chico, ou todos os artistas citados no 5º parágrafo e até penso em ir no bloco Mulheres de Chico*, que deve sair por esses dias, no Leblon.
    Assim como diz a letra dessa música, desejo que passe logo esse carnaval. E vai passar!

   Chico Buarque - Vai passar

   "Vai passar nessa avenida um samba popular
    Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar
    Ao lembrar que aqui passaram sambas imortais
    Que aqui sangraram pelos nossos pés
    Que aqui sambaram nossos ancestrais
    Num tempo página infeliz da nossa história,
    passagem desbotada na memória
    Das nossas novas gerações
    Dormia a nossa pátria mãe tão distraída
    sem perceber que era subtraída
    Em tenebrosas transações
    Seus filhos erravam cegos pelo continente,
    levavam pedras feito penitentes
    Erguendo estranhas catedrais
    E um dia, afinal, tinham o direito a uma alegria fugaz
    Uma ofegante epidemia que se chamava carnaval,
    o carnaval, o carnaval
    Vai passar, palmas pra ala dos barões famintos
    O bloco dos napoleões retintos
    e os pigmeus do boulevard
    Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a cantar
    A evolução da liberdade até o dia clarear
    Ai que vida boa, ô lerê,
    ai que vida boa, ô lará
    O estandarte do sanatório geral vai passar"
 
     #acabalogo!!!


     

3 comentários:

  1. Esse "oba-oba" do carnaval tb não me agrada nem um pouco. Vejo como uma intensa degradação dos valores da sociedade, nos conduzindo para a instabilidade ou mesmo perda de referencial ético-moral.
    Sem contar tanta indiferença com outros acontecimentos graves e importantes que ocorrem por toda parte.

    E como disse Chico Buarque na música Gente Humilde: "E eu que não creio peço a Deus por minha gente."

    By Gladys Morais

    ResponderExcluir
  2. Eu acho q vc é doido pra se envolver no meio do Monobloco, em plena Vieira Souto, ouvindo Zé Ramalho sendo cantado por uma multidão suada e bêbada.
    Vá por mim, existe um mix de energias bastante interessante.
    Eu aconselho!

    ResponderExcluir
  3. No próximo carnaval, saia com Rosinha!
    Garanto que vc vai se divertir de mudar de ideia!

    ResponderExcluir